SHOEDAT - Estudo do trabalho no Sector do Calçado

O SHOEDATA foi desenvolvido especificamente para o Sector do Calçado em 1971. A sua função primária é racionalizar os métodos de trabalho e produzir uma avaliação precisa do tempo e custo necessário para realizar uma tarefa ou operação específica.
Em outras palavras, é um meio de descrever, de uma forma precisa, o método ideal utilizado para completar uma tarefa ou operação e, ao descrever o método, gerar um valor do tempo e um custo.

A flexibilidade do SHOEDATA permite que os métodos sejam alterados como pretendido. Modificações de métodos podem ser efectuadas para maximizar o lucro, identificar baixas produtividades e assegurar a eficiência dos métodos de produção.

Concentrando-se em duas áreas chave da gestão do negócio, a “filosofia” do SHOEDATA incentiva à previsão, controlo e redução dos custos da mão-de-obra durante o desenvolvimento dos produtos, e a medir e melhorar a produtividade no ambiente de produção. Ajudando assim a:
- ter acesso aos custos totais de cada produto com rigor.
- rapidamente avaliar o efeito da variação de produtos.
- padronizar métodos de produção, tempo e custo.
- desenvolver uma base de conhecimento precisa e consistente.
- minimizar o conteúdo do trabalho e os tempos em produção.
- optimizar a recuperação dos custos indirectos.
- aumentar os lucros.


O SHOEDATA é um compromisso com a “melhor prática” e uma base tangível para comunicação. Permite a construção de uma base de dados de “Tempos Padrão” precisa e consistente, a qual fornece uma oportunidade para medir a actividade do seu negócio em comparação com o reconhecido indicador internacional de “benchmark” - SHOEDATA.
O SHOEDATA é internacionalmente conhecido e os benefícios que as empresas obtiveram com a sua utilização são reais. SHOEDATA é o padrão internacional para a “medida do trabalho” no sector do Calçado.

calcado